ARENA DO CORINTHIANS


A Brafer foi contratada pela CNO para detalhar, fabricar, pintar e montar as estruturas metálicas para a Arena Corinthians.

Em consórcio com outra fornecedora de estruturas, a Brafer fabricou 5.000 toneladas, incluindo tubos de aço quadrados e retangulares. A montagem do estádio, 100% de responsabilidade da Brafer, tratou-se de um desafio à parte. O projeto – inovador e arrojado – tem vãos livres de 180 metros e balanços de 60 metros.

A estrutura, além de suas dimensões colossais, não possui juntas de dilatação, foi composta por tesouras, vigas e contraventamentos, constituindo-se em um conjunto treliçado único e contínuo, sua estabilidade só se completou, depois de todos os seus elementos totalmente montados. Toda essa estrutura está apoiada em colunas rotuladas, em todos os sentidos e também em ambas as extremidades.

Durante a montagem, a estrutura foi estabilizada por contraventamentos e apoios provisórios especialmente projetados para esta finalidade. Além disso, devido às dimensões incomuns dos conjuntos estruturais, as tesouras, por exemplo, têm um comprimento de 80 metros e altura de 12 metros, para tanto tornou-se necessário sua conformação em obra por meio de soldagem para posterior içamento em conjunto de duas tesouras cada.

Também para as estruturas com vão livre de 180 metros, sua preparação se deu em módulos que foram pré-montados e soldados em solo e lançados apoiando-se sobre torres provisórias. Após a conclusão dos içamentos e ligação de todos os módulos, foi executado o tensionamento dos tirantes e posteriormente as torres foram removidas, ficando assim, o vão totalmente livre.

A Arena Corinthians serviu de abertura para a Copa do Mundo de 2014.